Bruno Serapião assume posição de CEO da Atvos

O executivo conduzirá o processo de consolidação da Atvos como uma das líderes no setor de bioenergia

A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, anuncia a chegada de Bruno Serapião para a posição de CEO. Desde janeiro, a cadeira era ocupada por Giovanni Forace, representante do FIP Agroenergia. Giovanni continuará como conselheiro da companhia e dedicado a criar um ecossistema estável para que a Atvos alcance todo o seu potencial.

Serapião conduzirá o processo de consolidação da Atvos como uma das líderes no setor de bioenergia. Neste sentido, o executivo será responsável pelo crescimento da companhia com a expectativa de superar a marca de 30 milhões de toneladas de moagem de cana-de-açúcar por safra. No ciclo passado, foram processadas 22,3 milhões de toneladas de cana, o que permitiu a produção de 1,6 bilhão de litros de etanol, 382 mil toneladas de açúcar VHP e a cogeração de 2,132 GWh de energia elétrica a partir da biomassa, além da emissão de 2,2 milhões de Créditos de Descarbonização (CBIOs).

Adicionalmente, o novo CEO dará continuidade às ações que têm como objetivo o investimento de capital adicional de R$ 500 milhões pela Mubadala Capital, uma empresa global de gestão de ativos. Tais recursos serão utilizados principalmente nas áreas agrícola e industrial da Atvos, com a finalidade de expandir a sua capacidade de produção.

“Chego à Atvos em um momento emblemático, de mudança cultural, pautada por fortes valores de ética, trabalho em equipe e foco em resultados e produtividade, que já se mostram muito presentes no experiente time que já temos. Teremos a oportunidade de colocar essa nova cultura em prática na safra 2023/2024, que acabou de ser iniciada. É com muita satisfação que assumo a liderança de uma das principais produtoras de energia sustentável, com atuação em um segmento de extrema relevância para o país e o mundo, com o forte propósito pessoal de levar a Atvos à posição de referência global no setor”, afirma Serapião.

A chegada do executivo também reforça o compromisso dos novos controladores em eliminar qualquer conflito societário, visando à consolidação da sustentabilidade do negócio em direção, no curto prazo, ao encerramento do processo de recuperação judicial da Atvos, com sua dívida financeira totalmente equalizada.

Serapião é engenheiro mecânico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e possui vasta experiência nas áreas de infraestrutura, logística, energia e investimentos alternativos, com passagem relevante pela Hidrovias do Brasil, Pátria Investimentos, GE e América Latina Logística (ALL). Serapião também ocupou importantes cadeiras como Conselheiro de Administração de empresas no Brasil e no exterior, como a Constellation Oil Services, ODATA Datacenters, Winity Telecom, Rutas del Valle, Grupo CBO, entre outras, também participando como investidor anjo em diversas companhias de tecnologia por meio do BR Angels.

A Cultura Atvos

No primeiro mês da safra, a companhia renovou o seu propósito de negócio: “Produzimos energia limpa que move o mundo e transforma vidas”. Dessa forma, foram consolidadas novas crenças fundamentadas em Cuidado, Integração e Transformação, que inspiram as atitudes no modo de atuar com toda a sua cadeia produtiva: Respeito, Transparência, Colaboração, Reconhecimento, Protagonismo, Garra e Desenvolvimento.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 2,9 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 58 milhões de carros compactos; 650 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais de 18 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,9 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações aqui.

Compartilhe o artigo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *