Sobre a Inclusão e a Diversidade

Sempre que me perguntam o que é diversidade, eu respondo: Diversidade é sobre contar as pessoas e Inclusão é sobre as pessoas contarem. Não há diversidade sem inclusão.

Só fazer os números não é o suficiente para mudar modelos e muito menos usar algumas pessoas como pontos-chave do processo de diversidade. Esta luta deve ser em conjunto e não por um grupo específico.

Então sabemos que Diversidade não é um tema da moda, mas, sim, uma forma justa de entender e agir com relação as diferenças e que Inclusão são as atitudes que fazemos para garantir que as ações aconteçam.

E que a Equidade é um instrumento para justiça, levando em consideração as diferenças para a adaptação das regras.

Seja qual for a fase em que você esteja da criação de um ambiente livre de preconceitos e que de fato reconheça a individualidade de cada com respeito e foco aos direitos humanos, entenda que esta jornada não é sobre instrumentar as pessoas e sim sobre humanizar as relações e as diferenças trazendo conteúdo e esclarecendo as dúvidas.

Eu, pela minha própria vivência criei os 5C’s da diversidade, e penso que todos e todas precisam entender esta sequência para seguir nesta jornada de mudar vidas e melhorar a convivência entre as pessoas.

O Primeiro C é de CURIOSIDADE

É preciso Curiosidade – para estarmos abertos ao diferente, a novas ideias e experiências que permitem vermos diferentes respostas a um mesmo problema. Saber que para aprender devemos expandir nossos desejos por conhecer mais sobre empatia.

O Segundo é o CONHECIMETO

É preciso Conhecimento – estudar, aprender, questionar para entender, compreender e mudar os vieses que carregamos e assim abrir novos caminhos possíveis. Esse conhecimento pode ser por meio de leituras, cursos, palestras, vídeos, grupos que estejam em movimentos de transformação e apoio aos temas sobre diversidade.

O Terceiro é a COLABORAÇÃO

Colaboração – dever ser que um desejo ou pedido tem que ser de fato a oportunidade de permitir que o pensamento de diversidade gere melhores resultados que a soma das partes. É necessário promover colaboração com pessoas, grupos e áreas diferentes para irmos além das nossas simples e limitadas visões.

O quarto é o COMPROMETIMENTO

Ter Comprometimento – Para seguirmos fortes e com disciplina para manter o curso diante das adversidades e prioridades do nosso dia a dia. Mudar exige esforço, disciplina e acima de tudo coragem.

E o quinto é a CORAGEM

 

Coragem – para falarmos abertamente sobre nossas diferenças, posicionar-se diante dos preconceitos vividos, ou não, por você. Não é apenas saber, é fazer a diferença. Livrar-se às vezes dos meus próprios vieses pode ser mis fácil do que ter a coragem de posicionar-se diante de um grupo para expor suas ideias.

A luta não é de um grupo específico é coletiva, é minha, é sua, é nossa. Não é apenas sobre aprender, é sobre agir.

Assim como as empresas estão fazendo, todos nós precisamos pensar em nossos comportamentos:

1-    Eu sei a importância da diversidade e do respeito pelas pessoas e suas diferenças, mas não me posiciono

2-    Eu sei da importância e quando acontece algo que incomoda o coletivo faça um comentário específico, um post ou comemoro uma data

3-    Ou de fato me posiciono diante das dificuldades enfrentadas e promovo ações para propor mudanças no meu círculo de amigos, família e empresa?

É preciso dar OPORTUNIDADE, VISIBILIDADE e abrir a REPRESENTATIVIDADE não apenas nas empresas, mas em nossas vidas e em nosso círculo de amigos.

Faça a diferença. Pratique os 5Cs.

Ricardo Mota

Gestor Sênior de Diversidade e Inclusão da Hapvida

Compartilhe!