02 jun 2021
Dia 3 de junho é o Dia do Administrador de Pessoal. No último ano, com a pandemia, um novo desafio se apresentou aos profissionais das área: como deter a falta de motivação dos líderes e suas equipes.
Desânimo, dificuldade de concentração, falta de motivação. Estes são alguns sentimentos comuns a milhares de brasileiros desde o início da pandemia. A sensação, que não chega a ser um esgotamento físico e nem se enquadra como uma depressão, foi definida pelo sociólogo Corey Keyes como definhar.
Este definhar não chega a ser um sintoma de doença, mas ele é um alerta de que a saúde mental não vai bem e que requer cuidados. As pesquisas internas nas empresas já identificaram uma falta de motivação, queda na produtividade, dificuldade de concentração, medo do futuro e insônia entre os colaboradores.
A sensação de estagnação e vazio tem sido percebida mesmo entre os CEOs. O primeiro passo para reverter a situação é saber nomear os sentimentos e não sentir vergonha de buscar ajuda. A procura por psicólogos e psiquiatras é um dos rumos que devem ser buscados e é o melhor caminho para evitar a depressão e o adoecimento físico dos líderes e colaboradores.
O medo de uma terceira onda da Covid-19, a crise econômica, a perda de familiares e companheiros de trabalho paralisou muitos líderes, desestabilizando a equipe. Isso levou as empresas a investirem ainda mais em programas de atendimento psicológico para seus colaboradores e é muito positivo.
Por outro lado, outro efeito provocado por essa sensação de definhar é a demora para a realização de tarefas. Desestabilizado, o profissional tem mais dificuldades de realizar tarefas simples, tudo fica mais difícil e as empresas precisam ser mais criteriosas nas escolhas das tarefas mais urgentes e importantes.
Quando se define uma meta realista e ela é alcançada, isso motiva mais o colaborador. Neste momento de estagnação, sentir-se desafiado pode nos tirar desta situação e nos ajudar a manter a concentração para todas as tarefas que pretendemos desempenhar, não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal.
Alexandre Garrett
Especialista em RH, Psicólogo, Ph.D. em Ciência da Informação pela Universidade de Paris e fundador do Portal do Garrett
ALEXANDRE GARRETT – Foto Divulgação