Antes da pandemia este tema já era pauta dos Recursos Humanos, mas, após o distanciamento social, tornou-se prioridade
Cada vez mais fala-se sobre a valorização da saúde mental e a felicidade no ambiente do trabalho, a discussão acerca já vinha sendo pauta há alguns anos. Porém, foi na pandemia que o tema ganhou o protagonismo e vem liderando a pauta dos Recursos Humanos e dos gestores em geral.
Segundo o professor Phd da edtech Qualifica Cursos, Rafael Ávila, as empresas já vinham notando a exaustão física e mental dos colaboradores como sinais de um momento histórico em que a pressão e a vida acelerada impactam cada vez mais as pessoas.
“Com a pandemia, o “office” (escritório) invadiu definitivamente o “home” (casa) e colocou a vida pessoal e profissional das pessoas em uma mistura bem complexa. Independente dos fatores que desencadearam ou potencializaram o problema, os RHs e as demais áreas ligadas a Gente e Gestão, aceleraram as ações para conter os danos físicos e mentais observados nas empresas e mesmo fora delas”, expôs o professor.
Deste modo, alguns meios passaram a ser adotados como forma de contribuir para a saúde mental e felicidade dos trabalhadores no ambiente do trabalho.
Confira cinco dicas para evitar a exaustão física e mental dos colaboradores:
1. Estabelecer canais permanentes de escuta dos colaboradores
Este tema não se esgota com ações pontuais. Para estratégias mais assertivas é necessário o diálogo constante com toda a equipe. Assim, é importante que os colaboradores saibam que existe um canal permanente e confiável para a exposição do relato de seus problemas.
2. Criar uma jornada contínua de educação e aprendizagem
Para tratar deste tema é preciso o esclarecimento, seja por meio de palestras, workshops e formações centradas nesta temática. Vale ressaltar que não há uma cultura nas empresas, e mesmo na sociedade em geral, de tratar os assuntos de saúde mental, inteligência emocional e, sobretudo, felicidade. A cultura vai sendo criada com educação permanente das lideranças e dos colaboradores.
3. Criar benefícios que favoreçam o cuidar da saúde integral do colaborador
Mais que determinar alguns programas comuns e obrigatórios a todos, a recomendação é gerar um portfólio mais amplo de benefícios que o colaborador possa escolher. E mais do que isso, que seja corresponsável pelas escolhas. Ou seja, que assumam alguns dos ônus dessas escolhas. Por exemplo, na Qualifica há diversos cursos de saúde e bem-estar, dentre eles aulas de Yoga, disponíveis gratuitamente para todos os colaboradores.
4. Criar e sustentar o ambiente seguro
É imprescindível proteger a todos de comportamentos tóxicos ou inadequados, como assédio moral e sexual, por exemplo. Obviamente que segurança é um conceito amplo e envolve múltiplas questões. A meta é que os colaboradores se sintam seguros na empresa de forma geral e no ambiente do escritório, quando existir. Segurança tem relação com ergonomia do espaço, garantia dos direitos do trabalhador, remuneração apropriada, além claro, de ausência de discriminação e favorecimento em qualquer circunstância
5. Garantir direitos
Segurança é o item número um no ambiente de trabalho. E, por segurança, entendemos a garantia dos direitos expressos e tácitos de todos os colaboradores. Deste modo, é preciso parar de confundir felicidade com momentos de alegria. Felicidade no trabalho é ser bem remunerado, não sofrer qualquer tipo de preconceito ou discriminação, sendo capaz de se expressar como você é. É ser acolhida ou acolhido nas suas demandas. É poder equilibrar vida pessoal e profissional. Tudo isto cria um ambiente de cumplicidade e confiança.
Sobre a Qualifica:
Empresa especializada em educação, tecnologia e inovação, a Qualifica Educação Móvel possui MBA e mais de 180 cursos para o desenvolvimento profissional e pessoal, focados nas necessidades atuais e futuras do mercado. O app Qualifica Cursos e Carreiras tem, nas lojas de aplicativos, a nota de 4,7 na Apple Store e 4,8 na Play Store e é avaliado pelas empresas clientes com NPS de 78 pontos – resultado considerado excelente na média mundial. A plataforma possui mais de 3 mil aulas e está no portfólio de serviços das grandes operadoras como Oi, Claro e Vivo, além de ter parcerias com mais de 300 provedores de internet e mais de 6 mil empresas, dentre elas Magalu, Alelo e Banco do Brasil. Premiada em 2021, 2022 e 2023 pelo Great Place to Work, foi eleita por votação realizada por provedores de internet, no final de 2022, o Melhor SVA de 2022 pela revista do setor de telecomunicações RTI.